Objeto do Contrato: |
O Mestrado Profissional em Educação, Currículo, Linguagens e Inovações Pedagógicas - MPED - possui como propósito mor trabalhar com redes educativas que busquem, em consonância com as intenções do curso, formar profissionais da educação capazes de compreender processos complexos do cotidiano escolar e, mais do que isso, intervir e atuar no desenvolvimento de planos de ação, projetos e programas inovadores voltados para a qualidade dos sistemas de ensino, escolas e organizações encarregadas de processos de formação humana.
Esta proposta tem por finalidade formar até 20 (vinte) profissionais da educação, vinculados ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFSE), que sejam capazes de compreender processos complexos do cotidiano escolar, assim como de intervir e atuar no desenvolvimento de planos de ação, projetos e programas inovadores voltados para a qualidade daquela instituição.
O egresso do MPED deverá possuir um repertório de informações e habilidades composto pela pluralidade de conhecimentos teóricos e práticos, resultado do projeto pedagógico e do percurso formativo vivenciado cuja consolidação virá do seu exercício profissional, fundamentado em princípios de interdisciplinaridade, contextualização, democratização, pertinência e relevância social, ética e sensibilidade afetiva e estética, de modo a lhe permitir:
- o conhecimento da instituição educativa como organização complexa na função de promover a educação para e na cidadania fazendo a articulação entre as diferentes linguagens que compõem o cotidiano, de forma a atender ao perfil multifacetado da comunidade que atua/está presente na educação básica, bem como atender a demandas de naturezas diversas das organizações educativas;
- a pesquisa, a análise e a aplicação dos resultados de investigações de interesse da área educacional e específica, consubstanciados nos Projetos de Intervenção;
- a atuação profissional no ensino, na gestão de processos educativos e na organização e gestão de instituições de educação básica;
- o desenvolvimento da pesquisa na área de Educação.
|